Web Analytics

Numa parceria entre a NOS e a APDL, o Porto de Leixões está a virar mais uma página da transformação digital dos portos marítimos nacionais, com a introdução de drones conectados através da tecnologia 5G. Tecnologia esta que permite manipular esses mesmos drones de forma totalmente remota e em tempo real, transmitindo imagens de altíssima definição para a sala de comando e controlo do Porto de Leixões. Esta é uma solução tecnológica que desempenhará um papel preponderante neste porto, ao nível de segurança, custos, eficiência e previsibilidade.

O que os drones 5G podem fazer pelo Porto de Leixões?


  • Ajudam às manobras dos navios realizadas dentro do porto - o drone irá captar as imagens em tempo real e transmiti-las para um tablet que está dentro do navio para auxiliar o piloto nessas mesmas manobras, com transmissão também para a sala de comando e de controlo que igualmente apoiará o piloto.

  • Apoiam na manutenção de infraestruturas em tarefas de inspeção habitualmente feitas com gruas e com pouca frequência, uma vez que exige o apoio de um conjunto de andaimes e de vários recursos humanos. Com a utilização de drones a necessidade de manutenção pode ser avaliada a qualquer momento, inspecionando ao detalhe qualquer uma das infraestruturas e informando alguma deficiência ou corrosão detetada para se dar início à sua manutenção.

  • Apoiar a APDL na segurança de todo o Porto de Leixões - os drones podem fazer a segurança de todo o perímetro do Porto de Leixões, com muito menos custos e uma maior flexibilidade.

  • Apoiar a APDL na gestão e coordenação de meios, em caso de incidente, obtendo informação situacional precisa e em tempo real do incidente, permitindo assim uma resposta mais efetiva, mais direcionada e uma melhor coordenação de meios.


     Clique aqui para mais informações